Contador

terça-feira, 7 de setembro de 2010

9Set - Empreendedorismo é na Mesa Bicuda - Não falte!




A MESA BICUDA continua na liderança! E não há liderança sem empreendedorismo! E por isso mesmo a Mesa não ficou de braços cruzados, mas foi à caça de alguém com espírito empreendedor para partilhar connosco a sua visão e quem sabe revelar "a alma dos negócios".

Por isso, não perca esta Quinta-feira dia 9 de Setembro no Kings Klub a Mesa Bicuda com o Director Executivo da PRO-IT - Rui Andrade.

Mais uma Mesa Levartiana!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mesa Bicuda com representantes da Embaixada Estados Unidos da América


Episódio nº 2
Mesa Bicuda - Lueji Dharma e Daniel Villas Novas


A Mesa Bicuda perdeu a vergonha e a timidez e foi bater à porta da Embaixada dos Estados Unidos de América à procura de mais informações sobre o papel deste organismo em Angola no que se refere à dinamização da cultura e da arte. E não só bateu à porta como também avançou com a apresentação nesta instituição de um projecto intitulado:Jovens Líderes Voluntários.
E sem grandes rodeios os representantes da Embaixada manifestaram o seu interesse no projecto e a sua vontade de se associarem a este assumir de liderança. Um projecto de angolanos para angolanos que pretende angariar o maior número de parceiros sem qualquer distinção.
E assim munidos desse incentivo, ficou agendada esta mesa bicuda com estes representantes que vieram manifestar o interesse dos EUA em cooperar respeitando a identidade nacional do povo angolano. Nesta Mesa Daniel Villas – Novas partilhou a visão de uma América cada vez menos autoritária e mais solidária, tentando ouvir mais do que mandar sem conhecer. E neste contexto, Daniel revela que Angola é mais do que a visão negativista que o primeiro mundo tem e reconhece nela uma capacidade potencial crescente e patente numa juventude que se esforça. E é nessa juventude capaz de fazer e de trabalhar para o bem comum que os americanos querem investir.
Neste sentido, Daniel fala-nos da selecção dos jovens angolanos que foram ao fórum de líderes que decorreu nos Estados Unidos. Os critérios basearam-se acima de tudo no voluntariado e na capacidade de empreender acções. Assim, se justifica a selecção de Luis Jimbo e Marcos Almeida.
Por outro lado, os Estados Unidos disponibilizam Bolsas de Estudos para jovens licenciados angolanos que queiram estudar nos EUA com o compromisso de regressarem ao país com sentido de trabalho em prol do progresso e desenvolvimento.
De referir ainda o investimento em dinamizar a língua inglesa através da criação do Clube de Inglês e do Festival da Língua Inglesa a decorrer no presente mês de Setembro no Cazenga.

De enfatizar é a presença do centro de pesquisa que possui livros, acesso á internet e de acesso gratuito.

Ficou claro, que para quem está disposto há muitas iniciativas que podem ser aproveitadas...não desista dos seus sonhos e vá à luta.


Lueji Dharma

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

2 de Setembro - Mesa Bicuda com Embaixada dos EUA

Hoje teremos na Mesa Bicuda e após a presença Luis Jimbo a falar sobre o Encontro dos Jovens Africanos com o Presidente Barack Obama, a presença de membros da Embaixada dos Estados Unidos. Estes convidados darão uma perspectiva geral das actividades culturais desenvolvidas pela Embaixada para promover o intecâmbio cultural Angola - EUA.

É exemplo as Bolsas de Estudo e o Clube de Inglês.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Roque Santeiro

http://roquesanteiro.wordpress.com/2007/09/25/o-mercado-roque-santeiro/


Roque Santeiro



"Roque Santeiro é o maior mercado ao céu aberto na Angola. A maioria das vendinhas são cuidadas por mulheres. No vídeo abaixo, elas reclamam da decisão do governo em mover o mercado para outra área, fora da cidade, e longe da clientela habitual.



Pelo jeito, a novela Roque Santeiro foi sucesso na Angola. Será que existem crianças Angolanas com os nomes Sinhozinho Malta ou Viúva Porcina?

Na novela Roque Santeiro, uma cidade vivia às custas de um mito – todos dependiam de uma maneira ou outra no “morto” Roque Santeiro. O mercado Angolano Roque Santeiro também tem uma relação precária com sua clientela: caso os poderosos mudem o mercado para fora da cidade, destruirão a vida de várias pessoas que não tem como chegar lá. Na novela, com a volta de Roque para a cidade de Asa Branca, muitos viram seus negócios em apuros – como os já mencionados Sinhozinho Malta e Porcina, e aquela outra figura principal da novela, o Zé das Medalhas."