Contador

domingo, 29 de agosto de 2010

A MESA BICUDA ASSUME A LIDERANÇA!

O assumir da liderança começa em sua casa e contagia o mundo.


Mais uma Mesa Bicuda decorreu no passado dia 26 no Kings Klub sob o tema da Liderança em África. Nesta Mesa o convidado foi Luis Jimbo que esteve recentemente com o Presidente Barack Obama para o Encontro de Jovens Líderes Africanos. Neste breve diálogo ficou claro que a Liderança é fundamental no processo de desenvolvimento de Angola, através de jovens com criatividade, autoconfiança, espírito de sacrifício e voluntariado. Destes jovens dependerá o tipo de nação que teremos daqui a 50 anos: Inovadora? Dinâmica? Empreendedora? Com uso de novas tecnologias? Oportunidades para todos? Liberdade de Expressão? Qualidade de ensino? Envolvimento na boa governação? Transparência? Tudo depende de cada um de nós!
O cenário actual de um mundo de crise e falta de oportunidades não é desculpa para alguém que acredita nos sonhos e em si. Um Líder constrói visões e torna-as realidade, ao mesmo tempo, que inspira outros a serem mais.
Embora a realidade presente de falta de emprego, fome, não acesso ao ensino, extrema violência, roubos, assaltos e pobreza extrema nos levem a acreditar que não existe esperança, a verdade é que não são razão para se desligar da vida e aceitar o facilitismo como solução. Não há razão para desistir, roubar ou viver uma vida de ostentação perante tanta miséria, pois dessa forma, é viver sem visão. Opte, antes, por assumir a responsabilidade da sua vida ultrapassando os desafios e servindo o próximo, para que todos possamos ter um futuro próspero.
A verdade, e como diz o Barack Obama, não há desculpas para não desfrutarmos de uma África de sucesso. O momento é agora e todos temos de assumir a Liderança! Outros jovens já o fazem como:
Movimento Lev’arte, Lukeny Bamba, Joel Sérgio, Luís Jimbo, Kool Klever, Pedro Bélgio, e outros.

Projecto Líderes Voluntários
O interesse suscitado por este diálogo levou a que espontaneamente se criasse um projecto ambicioso que pretende a “construção de uma geração angolana de jovens com visão e auto-confiança que serão os actores principais no processo de desenvolvimento do País, África e do Mundo”.
Assim, considerou-se como principais objectivos:
Capacitar líderes e espírito de voluntariado;
Criar redes de Líderes e voluntariado;
Promover intercâmbio e solidariedade entre jovens líderes voluntários a nível nacional/internacional.
De todos depende o futuro do nosso País: Assuma a Liderança!
O assumir da liderança começa em sua casa, na sua rua, no seu bairro e no seu trabalho…e contagia o mundo.


Lueji Dharma / Movimento Lev’Arte

Nenhum comentário: