Contador

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Nga-Vutuka na Mesa Bicuda: os jovens escritores

Mais uma Mesa Bicuda decorreu no dia 11 de Novembro de 2010, desta vez, dedicada à literatura feita por jovens e à literatura feita para jovens (literatura infanto-juvenil).
No decorrer da entrevista a Nga-Vutuka, um jovem escritor, constatou-se a diferença entre literatura e literatura infanto-juvenil. O entrevistado considera que na literatura infanto-juvenil deverá acima de tudo privilegiar a imaginação de forma a promover a criatividade dos jovens. O conhecimento de novos arquétipos permite aos jovens a melhor compreensão do mundo.
Por outro lado, o escritor salienta que actualmente a escrita dos jovens, embora criativa e original, é muito criticada por escritores consagrados que referem a falta de qualidade das obras. Reconhece também a necessidade da tradição tertuliar da literatura. Neste sentido, destaca o papel do Jorge Macedo na iniciação das novas gerações num ideal literário. Por exemplo, a disciplina e a exigência de trabalho na tertúlia passava por apresentação de textos sugeridos por Jorge Macedo aos seus discípulos semanalmente. A leitura e análise em conjunto despertavam vocação artística e aumentavam a qualidade gramatical, semântica e estilística.
Quanto à situação cultural da literatura angolana feita por jovens parafraseou Jorge Macedo que numa entrevista afirma o seguinte: “a literatura angolana está numa transição perigosa”. A citação serviu a Nga-Vutuka para assinalar a decadência da tradição artística desde os finais dos anos 70 até à actualidade, em parte pela ausência de escola.
À falta de tradição artística, os jovens limitam a sua imaginação às realidades mais imediatas, entre as quais, a oralidade de cariz histórica e social. A ausência de hábitos de leitura, a falta de bibliotecas e de livros foram algumas das causas apontadas pelo escritor para a decadência da literatura. Não obstante as dificuldades Nga-Vutuka reconhece nas novas gerações potencialidades artísticas na literatura.

Nenhum comentário: