Contador

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sixckim na Mesa Bicuda

O dia correu movimentado como sempre! Luanda não fugiu ao caótico trânsito que a caracteriza. E numa viagem a passo de caracol da Marginal até à Vila Alice lá conseguimos chegar atrasados e cansados do desavanço constante.

E ao entrar no bar que marca as noites onde a poesia é rainha vislumbra-se já o conjunto de fiés seguidores da arte levarteana. são poucos e muitos, grandes nos actos e fiéis à poesia que se quer rainha.

Numa das mesas contemplando o cenário de cadeiras que se arrumam para formar uma plateia do palco da arte encontra-se o artista humildemente disfarçado de intelectual. Alguém que sem preencher requisitos de imagem assentes nas ideias preconcebidas decide ser tudo ao invés de uma única coisa. O homem que busca o impossível na possibilidade e perante possíveis indiscrições continua lentamente marcando o passo revolucionário da intelectualidade. Intelectualidade assente em premissas de humanidade e da busca do sublime contentamento do todo.

Na sua mão e quase transparente vê-se o Incolor que se quer para todos. Um incolor que nega a separação de cores e aglomera o todo na Mwangolê da tolerância iluminada.

E é com a simplicidade que se caracterizam os sábios e elevados de espírito que sixckim partilha connosco o seu mais recente trabalho discográfico.

E no diálogo livre que caracteria as Mesas Bicudas do Movimento Lev'arte Sixckim explicou a origem do seu nome; uma homenagem a várias pessoas que passaram pela sua vida marcando-a de forma incontornável: SIX de Solange, Igor, Xavier; Kim é uma abreviatura de Joaquim o nome de registo.

Joaquim ou Sixckim manifestou na Mesa o seu grande amor pela arte e pela humanidade que se reflecte na sua adesão ao Movimento Hare Krishna que defende valores com que se identifica, nomeadamente o altruismo e o amor ao próximo.

O amor ao próximo manifestou-o na oferta carinhosa dos seus cds aos humildes fazedores da arte que estavam na plateia. Sixckim afirmou que a arte é desde já vencedora pelo amor que transporta e encerra.

É esse amor que sente que o faz continuar a batalhar e concliar as exigências do mundo profissional com as do mundo artístico.

Reconhece que embora sempre tenha tentado manter os dois mundos à parte, o sucesso deste álbum tem tornado impossível essa separação. Muitos colegas, actualmente, já o identificam como um artista.

Por outro lado, uma das maiores supresas para Sixckim prende-se com os constantes telefonemas que recebe para lhe pedirem CDs. Para os menos informados Six informa que os seus CDS estão disponíveis em quase todas as lojas de Luanda.

Para um artista cujo sonho prende-se com a evolução da humanidade para um ambiente de amor e harmonia, acreditamos termos ajudado com um pequeno passo nesta quinta-feira levarteana.

De notar, que para além da oferta dos CDS o Sixckim acompanhado pelo Wilmar cantou e encantou o Kings Klub com o tema Mwangolê.

Nenhum comentário: