Contador

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Coreia do Sul versus Angola


Criatividade angolana no seu melhor (foto recebida por e-mail autor desconhecido)


Nas minhas pesquisas a diversos blogues deparei-me com o blog de Justino Pinto de Andrade: http://jpintodeandrade.blogspot.com/2009/11/postal-da-coreia-do-sul-ii.html


No seu texto, postal da Coreia do Sul, Justino Pinto de Andrade apresenta lindamente o modelo sul-coreano e faz algumas considerações sobre Angola. Claro que é um modelo excepcional nem que seja pelo sucesso económico alcançado. Mas embora, em Angola, o cenário seja ainda de caos, confesso que ao contrário do que se pinta, dentro desse caos, e sem romantismos idílicos, há um povo lutador e empreendedor. Povo esse que se levanta às 4 ou 5 da manhã para ir buscar água, despejar os detritos sanitários, comprar mercadoria, andar de kandongueiro ou ir a pé dos musseques até Luanda, para passar o dia a vender para ganhar uns míseros 500Kz (talvez). O esforço deste povo é comparável ao esforço dispendido para construir Seul, só que enquanto em Seul o esforço é canalizado pelos líderes em prol do todo, aqui o esforço alimenta mal e porcamente uma pessoa. Todos sabemos que muitos a remarem para o mesmo lado é melhor que muitos a remarem sem rumo...o barco, mesmo com o apoio divino, dificilmente chegará a bom porto.

Claro, que a população que temos é maioritariamente analfabeta mas, talvez pelas vicissitudes da guerra se tenha tornado em altamente sedenta de saber, desenrascada e empreendedora. (como o caso da foto acima)
São trunfos a utilizar...e que podem muito bem ser valorizados no sentido de se criar um modelo que vá de encontro às capacidades por nós adquiridas. Não temos necessariamente que assimilar o modelo de sul-coreano mas sim, de seguir a sua capacidade criativa de colocar em primeiro a sua nação e o sonho de construírem um país digno dos três POSTAIS de Justino Pinto de Andrade.

Nenhum comentário: