Contador

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Um futuro risonho...


O Arnaldo tinha uma ferida por desinfectar! teve lepra e é epilético...mas de feiticeiro: NADA!

O amor é sofredor, é benigno: o amor não é invejoso: o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha..." 1 Corintio 13:4-8

Confesso que ver aqueles miúdos mais soltos, deixou-me mais à vontade. Alguns já se aproximavam, mas o toque era algo indesejável ou constrangedor. O Assistente Social, Anselmo fez uma apresentação do Centro desde a sua fundação em 1983 para acolher os meninos da guerra. Um projecto que se iniciou com uma tenda para depois evoluir para várias tendas...e finalmente um conjunto de edifícios condignos mas sem qualquer grau de conforto. Visionei logo um futuro mais acolhedor, uma sala de brinquedos, quartos e não camaratas, psicólogos, ateliers, um refeitório sem o ar de prisão, um terreiro relvado, flores e trepadeiras, um sem número de mimos que estes meninos merecem...
O Anselmo terminou a descrição e eu perguntei-lhe a principal razão pela qual os meninos estavam nesta situação. E ele com um ar de quem está em dificuldade, perguntou-me:
-É angolana?
-Sim, sou!
-Mas está a par das nossas tradições?
-penso que sim...disse a medo
-Pois a principal razão é as acusações de feitiço que recaem sobre estes meninos
-Feitiço? Como assim?
-Os pais destes meninos julgam que os azares advém destes meninos manobrarem feitiços. Em geral, quando um parente mais velho adoece ou morre deixa o seu legado sobrenatural a um familiar. A ida ao kimbandeiro garante um culpado, normalmente uma criança, que após muita tortura e interrogatório acaba por confessar ter praticado um feitiço. E perante este facto, são expulsos de casa e da família. Infelizmente estes correspondem à maior parte dos casos que temos cá.
- Não admira que eles não consigam assumir porque estão cá...e nem consigam falar dos familiares.

Volto-me para o grupo que agora vê o filme que trouxemos, e penso que nenhuma vida estagna mediante um passado. Não há karma que impeça a evolução e a prosperidade, tudo depende da visão e do sonho de cada um. Crer e persistir em concretizar esse sonho é o que nos eleva a alma (por mais impossível que se assemelhe). Se tens um sonho persegue-o. Claro! Não esperes um caminho coberto por tapetes vermelhos e ladeado de buffets ricos. Não...não esperes isso. É dificil, é contra-corrente, é saltar sem pára-quedas e tudo pode acontecer...mesmo tudo! Nada é impossível perante a força de um sonho! Era só isto que tinha de preencher as mentes destes meninos do feitiço.

Nenhum comentário: