Contador

sábado, 20 de fevereiro de 2010

José Chieta - Mesa Bicuda

A mesa Bicuda com o José Chieta transpareceu magia perante a alma gentil e simples deste senhor do humor angolano. Um homem de família apaixonado pela linda filha e pela esposa que sabe serem os seus pilares. Estranhamente ou talvez não, um homem fascinado pelos números e pela economia. Quem sabe estejamos a caminhar para uma nova dimensão onde o dinheiro gerido pela Bolsa e a Economia Mundial se tornem numa anedota...


Desde quando o humor?

Na Mesa Bicuda José Chieta referiu que desde miúdo que o apelidavam de maluco por fazer rir e pelo estilo fora do comum. O humor sempre esteve presente na sua vida.

O Humor é uma Arte complexa: tens de ser autor, escritor, Actor, crítico e ser verdadeiro perante a audiência! O que é o mais difícil?

Para Chieta o trabalho é permanente, e procura por ser melhor. Porém no seu percurso artístico confessa que o que mais lhe aflige é não conseguir fazer rir a plateia. Seja por inadequação do texto, das condições, etc...mas para ele o símbolo do fracasso como humorista é sair de um palco sem colher risadas.

Porquê Tigre?
Tigre acaba por ser o seu nome artístico devido à sua atitude assertiva perante os desafios e as situações. Não tem medo de arriscar e de se atirar com garras ao trabalho.

Os Tunesa?

O Tigre sem os Tunesa não existe. Os Tunesa são a minha família, humoristas que eu admiro e acima de tudo meus companheiros na tarefa árdua de fazer humor em Angola.

O que dizes aos jovens que querem ser humoristas em Angola?

Acima de tudo que sejam autênticos, não procurem imitar ninguém...e claro, muito trabalho! Procurarem sempre fazer um trabalho de qualidade...

Qual o teu maior sonho?

Reconheço-me como proveniente de uma família de sete irmãos onde a educação foi sempre um objectivi primordial. Sendo assim, seria para mim, um orgulho e a concretização de um grande sonho terminar a Licenciatura em Economia.

Já alguma vez tiveste problemas por fazer rir da pessoa ou do assunto errado!

Não! Nós nunca tivémos problemas mas não sei se alguém tem problemas connosco?!

Não consegui transcrever a totalidade da conversa do José Chieta - mas acredito ter deixado algumas pistas sobre o humorista e a pessoa.


Valeu a pena conhecer melhor o TIGRE Chieta dos Tunesa!

De seguida e para os fãs dos Tunesa e mais concretamente do TIGRE CHIETA segue a biografia do mesmo:


UMA PEQUENA RESENHA SOBRE MIM.

José Maria Dembi Chieta , nome artístico Tigre Chieta, actor/humorista nascido aos 18 de Abril de 1982 na província do Zaire município do Soyo, filho de José João Chieta e de Maria Dembi.

Desde de muito cedo, gostei de dançar e cantar, e fiz isto durante a minha infância e princípio da adolescência. E durante este período, fiz parte do grupo coral do Pungo, grupo de acólitos da missão católica do Pinda e grupo infantil da legião Maria denominado Chave do céu no Pungo.

Nestes grupos em que fiz parte, sempre participei em peças de teatro e declamei poesia na igreja, e descobrindo desta forma a minha veia artística.

Foi apartir daí que, em 1997 fui convidado para fazer parte do grupo humorístico da emissora regional do Soyo, e cheguei a gravar cerca de 12 programas semanais com dois personagens.

Já no dia 23 de Abril de 2000, fui convidado pelo Gilmário a fazer parte do colectivo de artes Tuneza Teatro, como forma de promover o grupo de teatro, em 2003 fomos forçados de forma acidental a criar o grupo humorístico Angolano Os Tuzena, onde desde a data da sua fundação sou actor/humorista e financeiro.

Com o grupo fiz e escrevi vários personagens do programa semanal de humor na TPA2, denominado FORA DE SERIE 2008, faço e escrevo vários personagens de dois programa de rádio, chibados da vida rádio Luanda desde2005 até agora, Barraquinha do desporto rádio 5 desde 2009 até agora, também escrevo e faço vários personagens na Tv Zimbo mais propriamente no programa Zimbando, e brevemente teremos um programa semana de humor na TvZimbo denominado Coisa Doida, onde escreve e farei também vários personagens. Viajamos em toda Angola e em alguns Países.

Actualmente frequento o curso superior de economia 3º ano no Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacional - Cis. Adoro leitura, cantar, ouvir musica e tocar guitarra.

Boa sorte! E tudo de bom!

Lueji Dharma

Nenhum comentário: