Contador

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Tunesa - Stand-up



Foto do Club-k - Tunesa


Os Tunesa reclamaram para si e com o direito que lhes é dado pelo povo o título de humoristas! Este título é reconhecimento de um trabalho que têm desenvolvido na crítica, sátira e comédia requintada ao jeito mangolê. Não se ficaram pelo simples comediante que lança umas piadas ou anedotas para o público, mas esgrimem, à maneira de um stand-up de qualidade textos originais que reflectem a realidade política, social e cultural da nossa Angola. Simples constatações que demonstram um espírito distante da norma e do padrão para se proclamar livre nas suas observações. Pois! Porque para se fazer humor sobre o dia-a-dia,com criatividade, necessita-se de uma mentalidade aberta e vazia de preconceitos...O estilo stand-up é considerado "um dos géneros mais difíceis de se executar e dominar, talvez porque o artista em cena esteja desarmado, despido de personagens, apresentando suas idéias a respeito das coisas do mundo, e ainda esteja à mercê da platéia"; e para além disso, "É freqüentemente necessário que assuma de forma solitária os papéis de escritor, editor, artista, promotor, produtor, e técnico simultaneamente"!
Por isso afirmo com todo o respeito que é preciso muita coragem para enfrentar um público expondo pensamentos intimos num palco vazio onde somente a pessoa e a sua conversa é arte! Um diálogo artístico, que por acaso também é humorístico, não porque se façam patetices, mas porque se diz o que todos pensam sem pudores! Aquela prima que é interesseira, o amigo vaidoso, o marido infiel, o político corrupto, o invejoso,o exibicionista...tudo o que nos rodeia pode ser "lait-motif" do humor dos Tunesa.

E como Rir é o Melhor Remédio...esperemos que os Tunesa continuem dando largas à arte da verdade, e nos continuem a estimular o riso!

Nenhum comentário: