Contador

segunda-feira, 8 de março de 2010

Viagens por Angola - Uma História de Amor em KA PRÉDIO


Pedra No Sapato e Família em Ka Prédio



Espetada de ratos




Nas minhas viagens tento sempre conhecer a realidade local e falar com as pessoas que residem e conhecem bem a zona. E nesta minha última viagem tive a sorte de conhecer um senhor que vive num kimbo chamado Ká Prédio. Este senhor de nome Pedra no Sapato é alguém inolvidável, seja pela, sabedoria dos mais velhos que guarda e reproduz, seja pela simpatia como também pelas histórias interessantes que conta.

Com ele aprendi que o nome Kaprédio provém da primeira casa do Kimbo. Esta casa foi construída pelo Pedro da Praia de Benguela...que não queria morar numa casa, mas sim num prédio. Então construíu uma cubata com andares, a que se chamou o prédio. Mais tarde o kimbo foi crescendo, mas o Prédio deu sempre nome e referência. O prédio não tinha elevador, mas tinha escadas...

O Pedra no Sapato fez de guia e levou-me numa área de 1000 hectares a passear pelo Kimbo, pelas matas, pelos lagos, pelas nascentes, e pelos montes a que ele carinhosamente apelida de Xuxas da Maria!

Conheci a mesa da sobrevivência dos trabalhadores das fazendas; nessa mesa vi e fotografei para que não haja dúvidas: pássaros secos, ratos assados, dendém...confesso que nao experimentei as iguarias (mas concerteza não sabiam mal).

No fim, o Pedra no Sapato fez questao de tirar uma foto com a família em frente à sua moradia...e eu aproveitei para lhe oferecer uma História de Amor à Procura de um Final Feliz (que concerteza ele vai ler porque apesar dos pesares o Pedra no Sapato prezava pela cultura e até tinha um escritório na cubata)



Mais uma viagem maravilhosa pela Angola que eu amo,

Lueji Dharma

Nenhum comentário: