Contador

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Namorados em Festa


NAMORADOS EM FESTA

14 De Fevereiro, o tão aclamado dia dos namorados, é também o dia de São Valentim, santo que morreu por amor; é neste dia do ano que o amor é enaltecido, amor de pai para filho, de esposo para esposa, namorado para namorada, de amigo para amigo, de pessoa para pessoa; enfim é o dia dedicado ao amor em geral. Mas em ambas denominações, seja dia do amor ou dos namorados, este dia de essência tão nobre, transformou-se em mais um feriado comercial.
Na realidade em que vivemos, aqui em Angola e no mundo, a maior preocupação nesta data, passou a ser a troca de presentes, não importa a situação financeira do rapaz ou da rapariga, não importam as suas prioridades: tem de haver presente! Caso falte a prenda não há dia dos namorados! A situação é tão séria que relações acabam neste dia por falta de presentes, discussões graves começam na ironia mercantil de um dia que se queria do amor; é o cúmulo do materialismo! Será que não é notória a falta de consciência nesses casos? Confesso que dificilmente acredito no que oiço e vejo.
É incrível como o apego do ser humano pelos bens materiais consegue quase sempre ofuscar a verdadeira beleza dos sentimentos. Nesta data festiva, por exemplo, pelo mundo todo, o encanto de um dia dedicado ao amor e aos namorados perde-se entre presentes exorbitantes e intenções reles; e até aqueles que normalmente são incapazes de demonstrar quaisquer sentimentos, aqueles que têm a relação por um fio porque já não se suportam encontram escapatória neste dia hipócrita, porque se sentem obrigados a participar da festa comercial.
É de tal forma considerado um dia comercial que começa a surgir a opinião generalizada de que este dia nem deve existir; o fundamento para defesa desta tese prende-se com o facto do enaltecimento do amor e as demonstrações de carinho e afecto deverem estar patentes nas nossas vidas todos os dias do ano; mas confesso que apesar do descrédito, estes dias são fundamentais, porque na correria em que se vive, atrás da satisfação das necessidades, muitos de nós precisam de uma data festiva para se lembrarem da importância do amor e de um companheiro; acredito que possa ser comparável ao natal, que embora se tenha tornado também comercial continua a ser importante para reforçar as ligações entre os seres humanos e o valor da família.
E não se pode esquecer daquele pequeno número de pessoas que ainda dão o devido sentido a essas datas; aquelas que lutam para manter vivos certos valores que movem uma sociedade; e por essas acredito que vale a pena continuar, pois, temos de nos lembrar que no meio de um pântano sempre pode nascer uma flor; e num mundo de materialismo, sempre podem existir os espiritualistas e sentimentais, aqueles que vivem de amor e por amor, afinal ninguém é obrigado a seguir a maioria…pode-se fazer a diferença sem radicalizar, ou seja, não seria com o fim do dia dos namorados ou do natal que o materialismo no mundo iria acabar.
Portanto é tudo uma questão de encarar estes dias com outra mentalidade; é preciso dar a eles o sentido certo, por exemplo, os presentes podem continuar a fazer parte da festa, mas sem grande relevância; no fundo o ideal é colocar os sentimentos em primeiro plano garantindo o resgate do brilho destes momentos e ainda gerir melhor as nossas prioridades.
Enfim, cabe a cada um encontrar a beleza do dia de São Valentim, e fazê-lo valer a pena. A mim, só resta desejar neste mês de Fevereiro felicidades para todos os namorados. Obrigada!

Feliz dia dos namorados
MIRA CLOCK
LEV’ ARTE

Nenhum comentário: