Contador

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Arquivo Histórico Ultramarino e Torre do Tombo - para quem quer estudar mais da história de África

Por terras lisboetas aproveitei para me dirigir à Torre do Tombo e ao Arquivo Histórico Ultramarino em busca de informação que complete a minha tese em História Regional de Local, sobre a temática do Reino Lunda-Tchokwe. Mas para minha surpresa e tristeza na Torre do Tombo não há registos. Resta-me o O Arquivo Nacional Ultramarino que escondido entre Belém e Ajuda, na Calçada da Boa Hora só abre à tarde.

Vale a pena a visita pois é um daqueles espaços senhoriais com um jardim muito bem cuidado e onde se encontra uma cafetaria que dá para um jardim de pérgolas e palmeiras ao estilo do romantismo. Confesso que é um privilégio conviver nesta Lisboa antiga recheada de motivos modernos...Lisboa tem este encanto e vale mesmo a pena.

Confesso que Lisboa tem em mim uma admiradora...é uma cidade priveligiada pelo contacto com o rio Tejo, pelas 7 colinas, pelos suas casas tradicionais, pela simpatia das gentes, tudo se conjuga para lhe dar um encanto que cativa cidadãos de todo o mundo.



Ps: se alguém tiver alguma informação sobre o Reino/Arte Lunda Tchokwe que queira partilhar disponha...

Nenhum comentário: