Contador

domingo, 15 de novembro de 2009

Lukeny Fortunato - Álcool



Foto tirada no Espaço Baía por Oliver Meyer



Foi a desfolhar o livro de Kardo Bestilo em busca de um poema que encontrei um texto de Lukeny Fortunato. Lukeny é um jovem com alma de gigante. Ele escreve, ele canta e encanta nos palcos do espaço baía. Partilha com outros a responsabilidade de divulgar e criar poesia. De forma gratuita e ano após ano apresenta poetas, cantores e filósofos. Mas também, apresenta textos, música e poemas seus.

Álcool

Eu sou um tipo de álcool que penetro no corpo humano e estimulo o teu sistema nervoso, apareço em várias formas, em champanhe, vinhos, cerveja, vodka, gin ou spin, sim eu sou multicolor, queres conquistar uma dama? Vem ao doutor, que eu ajudo-te a puxar as palavras que nunca deslizaram pelos lábios, eu sou o famoso álcool, o líquido útil nunca inútil para os que me sentem no sangue.

Vocês precisam de mim para sarar as vossas feridas, vocês precisam de mim nas vossas vidas, eu sou conhecido em todos os cantos, armários, despensas, garrafeiras, bares, pubs, discotecas, esquinas, clínicas, igrejas, escritórios, eu estou em todo o sítio, mas eu não ando, eu não ando, eu fui criado, misturado, reproduzido, maltratado, escravizado pelo homem, e é por isso que vocês sofrem.
....

Eu sou o álcool, incolor e ardente, eu estalo mentes, sou quente, causo acidentes, faço-te perder o equilíbrio, dou cabo do teu fígado. Eu mato gente, aterrorizo famílias em todos os continentes, por causa de mim tu babas, andas nu, lanças diogos, e nem sequer te lembras no dia seguinte, eu sou chateado, e já estou dentro de ti.

Eu junto jovens todos os dias, em todas as ruas de Luanda, e não me perguntem de onde vem o dinheiro, porque eu não abasteço de borla, eu sou dono de Angola avisem American Cola e as outras porcas, que eu mando aqui, vim para ficar e liderar. Se a Nocal não tem saída eu venho em forma de Cuca ou Ekae isto não é brincadeira, brincaram com a minha reputação, agora não tenho maneiras. Eu queria apenas ajudar nos hospitais, mas acredito que já é tarde, as minhas sinceras desculpas a todos que prejudiquei, matei, e estou prejudicando, contem a minha história.

Nenhum comentário: