Contador

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Um reconhecimento a um KAMBA



Não sei se acreditam em anjos. Mas eu confesso que acredito. Tenho vários anjos na minha vida...e um dos maiores e mais antigos é o meu Kamba Luis Costa. A amizade por Luís Costa surgiu de um daqueles acasos inesperados e num ápice encontrei alguém que me levou para dentro do mundo dos ideais. Com o LC eu aprendi a acreditar que vale a pena...porque como ele cita no seu blog:"Não viemos ao mundo simplesmente por vir; temos um lugar a ocupar, um papel à nossa espera, uma missão a cumprir"


O LC é discreto, mas a sua obra é ofuscante. O seu blog de BlueCitizen peca pela sua descrição mas vence pelo trabalho que representa. O Luís Costa partilha há longos anos a responsabilidade social defendida pela Associação Kamba. Ano após ano a Associação Kamba procura realizar um trabalho de defesa da cultura e da angolanidade na diáspora, ao mesmo tempo, que integra os angolanos que vivem em condições deploráveis em Portugal.




"No inicio o grupo juntou-se de forma mais leviana realizando discussões e encontros desportivos. No entanto o grupo em questão foi-se dispersando e somente a partir da década de noventa começaram a investir mais seriamente na associação que se encontrava ainda em estado embrionário. Foram preenchidas as competências necessárias, os cem sócios mínimos foram atingidos e os estatutos foram publicados. Após a sua legalização em Julho de 2003 foi concedido pela câmara do Seixal um espaço onde a associação poderia desenvolver as suas actividades.

Objectivos, projectos e acções A associação KAMBA nasceu da necessidade de ajudar a comunidade imigrante do concelho do Seixal, de facto apesar da sua orientação se dirigir para a comunidade angolana em particular, esta associação presta apoio a qualquer imigrante que o solicite. Esse apoio consiste principalmente na ajuda em questões burocráticas: preenchimento de impressos, informações e esclarecimento sobre os processos de nacionalidade (nova lei da nacionalidade). Esta função já era desempenhada de forma ilegal por este grupo de indivíduos desde a década de oitenta.

A associação em questão promove cursos profissionais para a comunidade do concelho e acções de confraternização e convívio entre os membros da comunidade. A associação KAMBA dispõe de um protocolo com a câmara municipal do Seixal para a realização de cursos profissionais. Além do apoio fornecido pela câmara, as instituições que fornecem o maior apoio financeiro, e outro, são a Cruz Vermelha e a Igreja.

Houve várias tentativas de realizar projectos de apoio para Angola por parte da associação mas que sempre foram mal acolhidos e aceites pelas entidades angolanas. A associação efectuou uma recolha de livros e roupas para enviar para Angola mas o consulado angolano em Portugal não acolheu bem a proposta e o material foi todo posto para o lixo. A associação, apesar do insucesso do primeiro projecto, tinha a pretensão de enviar medicamentos para Angola mas após uma conversa com o ministro da saúde angolana a associação decidiu enviar os referidos medicamentos para São Tomé e Principe.

A maior dificuldade encontrada por esta associação encontra-se na própria comunidade imigrante angolana, pois esta não é muito participativa. Os angolanos residentes em Portugal, segundo a visão de um dos dirigentes desta associação, encontram-se ser uma comunidade fechada e dispersa que não possui o hábito de se reagrupar, bem pelo contrário, ela insere-se em todas as camadas da sociedade."

Contactos

Avenida 25 de Abril, Edifício Monte Sião, Centro de Recursos do Movimento Associativo, 2840-443 Torre da Marinha, Seixal

Telefone: 21 212 30 70 E-mail: kamba.aacs@gmail.com


Um trabalho meritório que vem sendo reconhecido por terras lusas.

http://thebluecitizen.blogspot.com/
http://www.duplaoportunidade.org/spip.php?article93

Nenhum comentário: