Contador

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Lueji na Lunda Sul


Fui convidada para dar aulas na Universidade de Saurimo pelo que tive de me deslocar de avião até à Lunda Sul. Entrei no aeroporto e deparei-me com uma avioneta que me pareceu insegura. Despachei as malas e esperei que chamassem para o embarque. O avião pequeno bate fortemente sobre a pista de terra batida e avança aos solavancos até parar. Para trás uma nuvem de pó que teima em persistir sem nos deixar confirmar a beleza da paisagem das lundas. Apenas a cor vermelha da terra e do pó. Desembarco a poucos quilómetros da terra onde nasci. E sinto o cheiro que já há muito me perseguia. Então era daqui, este cheiro que eu não sabia identificar. Um cheiro de terra misturado com capim. Hummmmm que coisa deliciosa. A chuva cai sobre o solo quente.Liberta-se um odor enlouquecedor. Imagino-me de joelhos a comer essa terra que pelo cheiro me parece saborosa. Enquanto os tripulantes correm com as bagagens para os edifícios pré-fabricados eu baixo-me e passo o dedo pelo solo quente. E sim, o meu dedo enlameado derreteu-se na boca...e que delícia que é esta terra. Olhei para o lado e vi o Dr. Naki a olhar para mim assustado. Parecia querer virar a cara para me convencer que não tinha visto a minha figura tresloucada.

-Olá, você deve ser a Lueji.

- Sim, sou eu e você deve ser o famoso Dr. Naki.

-Vem preparada para permanecer connosco dois dias?

-Sim, venho e até mais dias se for preciso...mas o Dr. Naki já não me ouviu. Vi-o dirigir-se ao passageiro que estava ao meu lado...

- Venha Lueji! Venha! Quero lhe apresentar outro potencial professor da universidade.

-Olá, sou Lueji! Que pena não termos falado no avião.

-Pois, não sabia que poderíamos ser potenciais colegas...mas deixe-me remediar a situação. Sou Filipe e sou licenciado em biologia.

-Óptimo...estão feitas as apresentações.Agora deixo-vos...têm de fazer o desembarque e depois um carro levar-vos-à às vossas instalações.Até já.

Nenhum comentário: