Contador

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

4 de Fevereiro de 1961 em Angola

O 4 de Fevereiro assinala uma efeméride que revela o início da soberania angolana! Ao ler e reler os factos ou pseudo-factos deste dia e de todos os eventos que se seguiram, apenas fiquei com uma certeza absoluta: um banho de sangue! Mortes e mais mortes! Perseguições, torturas...e pelo meio a defesa da Liberdade:
- a liberdade para os presos políticos que lotavam as cadeias da altura e a liberdade para o povo subjugado ao poder colonial. E infelizmente, a certeza de uma guerra colonial que só iria ter fim em 1975.

O facto mais notável neste 4 de Fevereiro, que concerteza se assemelhou a outros que ficaram abafados, foi o poder da imprensa internacional. A verdade, é que este 4 de Fevereiro ganhou peso porque em Angola se encontrava presente uma comitiva estrangeira com jornalistas de várias nacionalidades. E embora subestimados os angolanos que lideravam o movimento de libertação, em especial o conego Manuel Neves e Mário Pinto de Andrade estratégicamente fizeram soar o alarme revolucionário antes da partida desta comitiva.

O levantamento da população armada de catanas, paus e outros objectos não mais pode ser camuflada pela polícia política que detinha o controlo sobre a imprensa e informação circundante no espaço do Império.

Mais uma vez, o poder colonial, com residência em Portugal subestimou a força e a inteligência dos revolucionários. E julgou garantir o poder e o ambiente segregador existente pela opressão e violência. Mas como já tinha acontecido com a Rainha Nzinga Mbandi, os 11 movimentos de libertação espalhados por toda Angola conseguiram lutar por um direito que assiste a todos os seres humanos: o direito da igualdade entre os humanos e da soberania de um povo.

E desta forma, quando a luta é por uma causa justa, pode durar, mas acabará por ser vencida.

E anos volvidos sobre esta efeméride, reforço a ideia de que um povo culto e pleno do seu valor, jamais poderá sofrer subjugação. A cultura abre portas para um mundo da sabedoria que ultrapassa conflitos para estabelecer diálogos e negociações com o intuito de que no fim: A Vitória é Certa!



Mais cultura! Mais sabedoria! Mais paz!

Assista ao evento de poesia hoje 4 de Fevereiro no Kings Club - Vila Alice
Mátria de Nguimba Ngola

Saudações de paz
Lueji Dharma

Nenhum comentário: