Contador

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Uma História de Amor à Procura de Um Final Feliz - John Bella

Lueji Dharma, imbuída n’uma Historia de Amor à Procura de um Final Feliz


A prosa em Angola parece não querer mais parar. Após tantos anos em que era a poesia, a rainha das belas-letras angolanas, se termos em conta o número de poetas que grassam por esta terra, pois, assim que um dia dissera António Jacinto, segundo a qual, “em Angola faz-se mais poesia que milho na maçaroca”.
Após termos visto surgir em 1999, Rosaria da Silva com o livro intitulado Totonya, consagrando-a como primeira romancista da História da Literatura Moderna Angolana, foram aparecendo outras mulheres escrevendo prosa. Nesta vertente, temos a oportunidade de sermos brindados com Lueji Dharma com “Uma História e Amor à Procura de Um Final Feliz”.
Ora… se já é apetitoso para nós, ler um bom livro, quanto mais não seja, um que fale de amor!
Como na Dama das Camélias de Alexandre Dumas, “Filho”, atentos então a esta Declaração de Amor, registada na Página 23 onde ela diz: “fechas os olhos antes de falar mas calas-te como se o fogo te queimasse a voz.” E a seguir canta Pablo Milanês:

“te amo
Eternamente
Te amo
Se me faltares no voy a morir-me
Se he de morir quero que sea contigo
Tu mano
Tu mano
Eternamente tu mano.”


E continua com jantares, sabores e dissabores, enfim para terminar com amor feliz. Estes escritos deixam de ser cartas pessoais, quando cada um de nós, homens ou mulheres revemo-nos na sua imensidão, na engenhosidade das palavras que ressaltam como contos de fadas para maravilharem nossos mais íntimos sentimentos.
Já dizia Fernando Pessoa de que, “todas as cartas de amor são ridículas”. Estas de certeza que não são. Todos procuramos um final feliz, para as nossas vidas. E este final está aqui bem próximo neste livro. É só lerem. Verão que tenho razão. De sobra.

Bairro Neves Bendinha, 27 de Agosto de 2009
John Bella

Nenhum comentário: