Contador

domingo, 8 de novembro de 2009

John Bella - um poeta da angolanidade

Nasceu Jorge Marques Bela no Bairro do Sambizanga em Luanda mas pelos caminhos do sentimento transformou-se num poeta da vida e ascendeu desde os seus precoces 12 anos ao reino das Letras pelo heterónimo de John Bella. Actualmente, mais que um escritor consagrado é um escritor lido e com várias obras no mercado nacional.

"Água da Vida" foi a sua primeira obra e traz-nos poemas onde a presença das línguas nacionais se encontra reflectida de forma singela como em "Noite Kianda":

"Kianda que anda da ponta ao cuidado
procura kalunga
que deu Wanga Kalumba
Na noite Kyanda
Besa molho de ngana axilwanda
oferencendo kixilwanda à kyanda"

Água da vida é alquimia que eleva o leitor às profundezas dos mares de rosas e espinhos do ser; Esta sua primeira incursão no mundo das letras vale-lhe o prémio Galax e o reconhecimento de Escritor do Ano.

Passam-se seis anos para John Bella nos premiar novamente com o seu talento poético em "As Panelas Cozinham Madrugadas" lançado na cidade do Porto em Portugal.

Os novos poemas reflectem um poeta amadurecido que transparece ideologias e ideais de forma mais concisa ao ritmo das palavras e conceitos angolanos:

"ao templo maubere não foi convidado
comer das rações Unidas
mesma fé da Bósnia ao Kowait"

Mas como poeta que é fala de amor...ama e descreve esse amor sofrido, vivido, interrompido e até não correspondido. Em "Porque Será?" revela:

"Confiei-te
segredos da minha poesia
como antes ninguém o fez
que foi de errado que fiz
ainda...
não me aceitaste?"
(se Ela não te aceitou nós já te aceitamos como poeta e escritor (risos))

E do mundo complicado dos adultos passa, talvez pela paternidade que lhe ocupa os dias, para o mundo encantado das crianças. Nesta mudança demonstra a sabedoria de um homem que vê o futuro da Humanidade nas crianças que educamos. E no exercício da arte da escrita inventa fábulas que seguem os desejos de Nzambi Dywlu e recriam um mundo ideal.

Mas para além deste percurso John Bella tem um currículum invejável. Pertenceu à Brigada Jovem de Literatura de Luanda onde mais tarde exerceu a função de secretário. Membro da União de Escritores Angolanos, actualmente exerce a actividade de professor e foi eleito para Deputado da Assembleia Nacional.

Um comentário:

Unknown disse...

John, gosto muito dos seus poemas. Tambem faco poesia mas ainda nao tenho experiencia quero que me ajudes subsair neste mundo que me enquadrei. Envia-me o seu e-mail por favor.